top of page

Alimentos Proibidos na Gravidez

Gravidez não é doença, mas a gestante deve tomar alguns cuidados com a alimentação. Quanto mais natural for a alimentação, melhor.


Imagem: Created by Onlyyouqj - Freepik.com


Carne Crua

A carne crua pode conter um parasita denominado Toxoplasmose, que pode causar danos cerebrais ou cegueira no bebê. Por esse motivo, a gestante deve ingerir carne bem cozida. Isso inclui carne bovina, suína, frango e até mesmo peixe.


Cafeína

Se consumido em pouca quantidade (até 2 xícaras por dia) não devem atrapalhar a gravidez. Cafeína em excesso pode acarretar em riscos para a saúde do bebê.


Queijos Não Pasteurizados

O queijo não pasteurizado pode ser fonte de uma bactéria que causa listeriose. Exemplos de queijos não pasteurizados são o de cabra, ovelha, feta, camembert, brie. Prefira queijos e leites pasteurizados.


Ovos Crus

Podem conter salmonela, portanto, exclua alimentos que contenham ovos crus da dieta, como maionese e mousse. Também não se esqueça de lavar bem a casa do ovo antes de manuseá-lo, pois, dessa forma, o risco de salmonela é reduzido, mas não é descartado, já que a bactéria pode estar na parte interna do ovo. Por esse motivo, não consuma ovo cru, nem mal cozido.


Morango e Tomate

A casca dessas frutas costuma conter muitos pesticidas, que são difíceis de remover mesmo após a higienização. Prefira os orgânicos. É importante lembrar que qualquer fruta, verdura ou legume deve ser muito bem higienizado para eliminar por completo qualquer toxina ou bactéria. Evite ingerir esses alimentos em locais de procedência duvidosa.


Sal em Excesso

Na verdade, não somente a grávida, mas todos devem reduzir o sal da dieta. O sal pode elevar a pressão arterial e aumentar o risco de eclâmpsia durante a gravidez.


Açúcar em Excesso

O risco de desenvolver diabete gestacional pode ser reduzido com uma dieta balanceada. Além disso, o açúcar deixa o feto mais ativo, portanto, seu consumo deve ser consciente e balanceado.


Bebidas Alcóolicas

O álcool deve ser completamente evitado durante a gravidez, pois, vários estudos comprovam que pode causar danos irreversíveis ao bebê. Aqui a tolerância é zero!


Converse sempre com seu médico para obter as instruções corretas. Alguns médicos são tolerância zero com a maioria desses alimentos e outros permitem um consumo equilibrado. O seu médico sabe o que é mais indicado para sua saúde.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page