top of page

Amamentar Dói?

A mamãe de primeira viagem geralmente tem dúvidas sobre amamentação e entre tantas informações (e pitacos que ouvimos por aí), vem a dúvida se amamentar dói.

Convidamos a nossa Baby Planner, Raquel Freitas, para falar sobre amamentação.

Food photo created by yanalya - www.freepik.com



A amamentação é um vínculo especial entre a mãe e o bebê. É um processo natural e deve ser indolor, mas é comum que algumas mães sintam dificuldade nos primeiros dias.


Mastite, leite empedrado e fissuras podem ocorrer, mas é possível preveni-los ou até mesmo corrigi-los.


Geralmente, os problemas na amamentação são causados pela pega incorreta do bebê.

Entenda que o bebê tem instinto e sabe procurar o seio da mãe para mamar e sabe sugar, mas ele ainda está aprendendo a "abocanhar". Às vezes o bebê abocanha apenas o bico do peito, e por falta de experiência e informação, a mãe acha que está correto, mas não está.

Na pega correta, o bebê deve abocanhar toda a aréola e não apenas o bico. O bebê faz uma boca de peixinho que garante e eficácia na sucção.



Quando a mãe percebe que o bebê não está com a pega correta, deve delicadamente retirar a boca do bebê do seio com o auxílio do dedo mindinho e reposicionar o bebê quantas vezes forem necessárias, até que ele consiga fazer a pega correta.


Enquanto a pega não for adequada, as fissuras e as dores irão continuar, mas assim, que a pega for corrigida, a ferida deve cicatrizar. Se necessário, a mamãe pode usar pomada da lanolina que é natural e não há contra indicações para o bebê, consulte seu médico. Também há opção de fazer tratamento com laser, que não é prejudicial à mãe nem ao bebê.


Já a mastite (processo inflamatório que pode evoluir para uma infecção bacteriana) e o leite empedrado podem ocorrer quando há mais produção de leite materno do que o bebê consegue ingerir. Para prevenir, a mamãe pode massagear os seios utilizando o indicador e o dedo médio, fazendo movimentos circulares, partindo da base do seio em direção ao bico, sempre antes de cada mamada. Assim, o leite fluirá melhor para o bebê sugar e evita que os dutos mamários fiquem entupidos.


O seio materno não é estoque de leite, é fábrica. Ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido. Portanto, estimule sempre o bebê a sugar o seio para garantir a produção constante.


É muito importante que a mãe que tem dificuldade para amamentar busque ajuda profissional. O leite materno é rico em nutrientes e é o único alimento que o bebê deve receber durante os 6 primeiros meses. Não existe leite fraco. Acredite, o leite materno é realmente suficiente para nutrir o bebê.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page