top of page

Como Escolher a Bolsa de Maternidade

Um dos itens essenciais do enxoval do bebê é a bolsa de passeio.

Ela será a companheira das idas ao pediatra, casa dos avós, viagens e muitos outros passeios com o bebê.

Por ser um item de valor elevado, as mamães costumam ter muitas dúvidas sobre como escolher a melhor bolsa, sem errar na escolha.

O ideal é que a mamãe tenha um kit com pelo menos 3 bolsas, com 1 mala de maternidade, 1 bolsa de passeio e 1 frasqueira térmica para papinhas e mamadeiras.

Porém, nem todas as famílias podem adquirir um kit, ou nem sempre, haverá necessidade de ter esses 3 tamanhos de bolsas.

A grande verdade é que não existe a MELHOR BOLSA. Tudo depende da sua rotina e sua necessidade. A bolsa que uma mamãe acha ótima, pode não atender a necessidade de outra mamãe. Portanto, a escolha deve ser orientada caso a caso.

Reunimos algumas dicas para te ajudar a decidir qual a melhor bolsa para a sua rotina.


Bolsas Hug - compre aqui


ESTILO DE VIDA


O primeiro item a se considerar, que vai nortear sua escolha é o seu estilo de vida.

Você e sua família tem costuma de fazer muitos passeios ou são mais caseiros?

Quais locais costumam frequentar? Esses locais possuem fraldário?

Costumam passar muito tempo fora de casa?

Vão de carro, a pé, transporte público?

As refeições costumam serem feitas fora de casa? Haverá necessidade de levar a comidinha do bebê?

Quanto mais tempo passarem fora de casa, mais pertences do bebê terão que levar na bolsa.

Passeios a pé ou em transporte público exigem bolsas mais leves e práticas de carregar. Enquanto os passeios de carro já não há essa preocupação.


Bolsa Anne Flora Masterbag Baby - compre aqui


TAMANHO


Depois de pensar no seu estilo de vida, é possível direcionar a escolha do tamanho da bolsa. Existem bolsas de diferentes formatos e tamanhos. Vamos considerar aqui apenas as bolsas de passeio (e não malas de maternidade, que possuem outra função).


Bolsa Grande (com cerca de 45 a 55 cm de largura)

São ideias para mamães de gêmeos ou para famílias que fazem passeios longos (mais de 4h de duração). Também são úteis para levar os pertences do bebê para a creche ou casa da vovó (quando o bebê passa o dia inteiro lá).

Geralmente, cabem mais de 4 trocas de roupas, manta/cobertor, além de fraldas, lenço umedecido, mamadeiras e outros acessórios.


Bolsa Média (com cerca de 34 a 44 cm de largura)

Ideias para os passeios do dia a dia, como idas ao pediatra, visita a família ou amigos, passeios no shopping, parques, etc.

Geralmente, cabe cerca de 2 a 3 trocas de roupa, manta fina,além de fraldas, lenço umedecido, mamadeiras e outros acessórios.

Se quiser investir em apenas 1 bolsa de passeio, a bolsa média é a verdadeira peça coringa.


Bolsa Pequena (com cerca de 23 a 33 cm de largura)

Por serem pequenas, são úteis para passeios curtos (cerca de 1h de duração), quando só é necessário levar poucas roupas e fraldas.

Geralmente são vendidas como frasqueiras, podendo ser térmicas ou não. As opções térmicas são interessantes para levar comidinhas, mamadeiras e sucos separados do restante dos pertences do bebê.


Mochila (tamanhos variados)

As mochilas estão em alta e são práticas para levar nas costas.

A regra de tamanhos de mochilas segue a mesma lógica acima. Quanto maior a mochila, mais itens conseguirá levar.


Mochila Noah Fauna Masterbag Baby - compre aqui


QUEM VAI CARREGAR A BOLSA


Muitas gestantes costumam escolher a bolsa levando em consideração apenas seu gosto pessoal, mas e se o papai vai ajudar a carregar?

Não é raro ver papais desgostosos em ter que carregar uma bolsa rosa cheio de brilho, frufrus e lacinhos. A maioria dos homens preferem bolsas neutras, que não sejam chamativas.

Se a mamãe vai carregar a bolsa sozinha, pode e deve escolher algo que lhe agrade. Mas se for contar com ajuda, seja do papai, vovó, amigos ou qualquer outro parente, é importante levar o gosto da outra pessoa e consideração, assim, a pessoa ficará feliz em carregar uma bolsa que ela se sente a vontade em usar.


Bolsas Just Baby - compre aqui


COMPARTIMENTO TÉRMICO


O ideal é que a bolsa tenha pelo menos 1 compartimento térmico.

Mesmo que você não considere esse item fundamental nesse momento, tenho certeza que quando o bebê nascer e estiver na fase de introdução alimentar ou tomando fórmula, haverá a necessidade de levar mamadeiras ou comidinhas nos passeios e o ideal é que a temperatura (quente ou fria) seja conservada.

As melhores marcas de bolsas de bebê pensam nesse detalhe e confeccionam a maioria dos modelos com compartimento térmico, mas é sempre bom observar esse detalhes antes de comprar. Se, por acaso, optar por uma bolsa sem compartimento térmico, considere a possibilidade de comprar uma frasqueira térmica à parte. Pode ser também uma lancheira ou porta mamadeira térmicos.


Frasqueira Térmica Emy Bubbles Azul Masterbag Baby - compre aqui


LIMPEZA E MANUTENÇÃO


Um fato importante que você precisa saber é que a grande maioria das bolsas de bebê não podem ser lavadas. Assim como as bolsas femininas, só podem ser limpas com pano úmido e sabão neutro.

Lavar uma bolsa na máquina de lavar é extremamente arriscado, pois, pode danificar o produto.

Bolsas em tecido ou em cores claras exigem limpeza constante para não encardir.

Se prefere bolsas que exigem menos limpeza e manutenção, opte por materiais emborrachados ou tecidos escuros.

Também já é possível encontrar bolsas com tecido com tratamento de repelência (semelhante a impermeabilização de sofás), que cria uma película protetora que repele a sujeira e podem ser limpas com menos frequência.

Bolsas Bubbles Preta Masterbag Baby - compre aqui


DESIGN


Muitas mamães escolhem a bolsa única e exclusivamente pelo design, mas o fato é que esse deveria ser o último item a considerar.

Primeiro, a bolsa deve estar enquadrada em todos os critérios acima e só depois escolher a cor, estampa e outros detalhes.

Se você é clássica e prefere tons suaves ou estampas infantis e delicadas, saiba que existem diversos modelos que se encaixam nessa categoria.

Porém, se prefere bolsas mais despojadas com estampas modernas, saiba que esse estilo está virando tendência. Inclusive, as bolsas na cor preta estão em alta, pois, além de serem neutras e modernas, disfarçam a sujeira e exigem menos limpeza e manutenção.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page