top of page

Dicas Para Escolher Roupinhas pro Bebê

Muitas gestantes se baseiam em listas de enxoval para montar o enxoval do bebê, mas existe uma diferença significativa nos itens que devem ser adquiridos para bebês que nascem no frio ou no calor.

A futura mamãe deve levar em consideração o clima local e a época do ano em que o parto está previsto.

Por exemplo, bebês que nascem em regiões onde faz muito calor o ano todo, não precisam investir em roupinhas de inverno. Já as famílias que moram em regiões frias, devem se preocupar com esses itens.

Já a data prevista do parto é importante para ter noção se o bebê vai nascer num período de muito frio (Junho a Agosto) ou muito calor (Dezembro a Fevereiro). Assim, a mamãe pode se programar para comprar cada tamanho de roupinhas adequado a estação.


Exemplo 1:

Se a data prevista do parto for no mês de Maio, a gestante deve priorizar roupinhas de frio tamanho RN e P, pois, serão utilizados nos meses mais frios.


Data do Parto: Maio (período que começa a esfriar)

Roupinha RN (0-2 meses): frio e meia estação

Roupinha P (1-3 meses): frio e meia estação

Roupinha M (3-6 meses): algumas peças de frio e o restante meia estação

Roupinha G (6-9 meses): meia estação e calor

Roupinha GG (9-12 meses): calor e meia estação


As roupinhas meia estação, como calça de malha, camisetas, macacões em malha e suedine, casaquinhos leve em malha, peças em tricot são usadas o ano todo.


Para entender um pouco mais sobre a indicação de tamanhos de roupinhas, Leia esse outro post.


Exemplo 2:

Se a data prevista do parto for no mês de Dezembro, a futura mamãe deve priorizar roupinhas de verão tamanho RN e P.


Data do Parto: Dezembro (calor)

Roupinha RN (0-2 meses): calor e meia estação

Roupinha P (1-3 meses): calor e meia estação

Roupinha M (3-6 meses): frio e meia estação

Roupinha G (6-9 meses): frio e meia estação

Roupinha GG (9-12 meses): meia estação e calor


Mas Quais São as Roupinhas de Calor e de Frio?


De uma maneira geral, as roupinhas de calor são confeccionadas em tecidos leves como malha de algodão e viscose. Além disso, manga curta e cavada, macaquinho banho de sol, shorts, saias e vestidos são peças típicas de verão.

Já as roupas de inverno possuem tecidos pesados e mais encorpados, que mantém o bebê quentinho, como plush, soft e moletom. É uma estação que pede camiseta e body de manga longa, calça comprida, blusões e casacos e alguns acessórios para sair na rua, como luvas e gorros.

Algumas peças de roupas são usadas o ano inteiro e podem fazer parte da sua lista de enxoval de bebê em todas as numerações. São as roupinhas meia estação.

As roupas de meia estação possuem tecido leve ou um pouco encorpados, como suedine (malha mais grossa), tricot, malha de algodão.

Invista em body e camiseta de manga curta, calça comprida em tecido leve e casaquinhos leves confeccionados em malha, suedine, tricot ou moletom (sem ser felpado).


Em qualquer época do ano, invista em roupinhas confortáveis feitas em algodão (ou com boa parte de algodão em sua composição), que garantem um toque mais macio na pele do bebê e previne alergias. Leia esse outro post para entender mais sobre roupinhas de algodão.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page