top of page

Como Montar um Quarto Montessoriano

O Quarto montessoriano tem ganhado cada vez mais espaço tanto para quarto do bebê, quanto para crianças maiores.

O conceito montessoriano vem da médica e educadora italiana Maria Montessori, que é baseado na ideia de que a criança deve explorar o ambiente e desenvolver autonomia.

O método montessoriano aplicado na decoração consiste em estimular o desenvolvimento da criança e ajudando-a a explorar suas potencialidades.

Reunimos algumas dicas do que um quarto montessoriano deve ter.


1. Cama Direto no Chão

Ao invés de um berço ou uma cama tradicional, utilize uma cama bem baixinha na altura do chão. Essas camas são vendidas como "Cama Montessoriana" e podem ser em formato de casinha (mais comum) ou simples. A única questão é proteger a criança para não rolar da cama e ir direto pro chão. Para os bebês pequenos, pode-se usar o ninho redutor, que é uma espécie de barreira acolchoada. Já para os maiores, utilize rolos protetores e almofadas.


2. Brinquedos ao Alcance das Mãos

A criança deve conseguir acessar facilmente os brinquedos e pegá-los sozinha. Para isso, utilize caixas e cestos de brinquedos, que ficam apoiados no chão. Também é possível utilizar mesas e cadeiras baixas, assim como prateleiras e ganchos baixos.


3. Rodízio de Brinquedos

Para incentivar o desenvolvimento motor e cognitivo, troque os brinquedos constantemente. Brinquedos novos, geram brincadeiras novas. Não significa que precisa comprar brinquedos novos sempre, mas mantenha alguns guardados e alterne com os que estão disponíveis.


4. Livros ao Alcance das Mãos

A melhor forma de estimular a leitura infantil é permitir que a criança tenha contato com livros, assim, despertará interesse por um objeto que faz parte de sua rotina. Os livros devem ser de fácil acesso. Para isso, deixo-os disponíveis em mesinhas baixas e prateleiras baixas. A criança pega e folheia quando quiser.


5. Livre de Obstáculos

Se a ideia é permitir que a criança explore o ambiente livremente, o espaço não deve conter obstáculos que prejudiquem a locomoção. Portanto, nada de encher o quarto de decoração e móveis. Coloque apenas o básico necessário e confira se há espaço suficiente para circulação.


6. Espelhos

Preferencialmente, na altura da criança, para que ela posse se ver e brincar. Os espelhos ajudam a criança a reconhecer sua própria imagem. O espelho deve estar bem fixado na parede para evitar acidentes. Outra solução é optar por espelhos em acrílico.



7. Barra na Parede

A barra fixada na parede ajude a criança a se apoiar e se levantar. É um item especialmente positivo para o desenvolvimento dos bebês.



8. Tapete

Além de ajudar a determinar a área de brincadeira, proporciona experiências sensoriais. O ideal é que seja um tapete antialérgico, de fácil manutenção e limpeza. Uma alternativa, são as placas de EVA ou tapetes emborrachados.


9. Cores, Formas e Texturas

As cores estimulam o desenvolvimento infantil, não é a toa que os brinquedos são super coloridos. Além disso, diferentes formas e texturas vão estimular o bebê a explorar o ambiente.


10. Segurança

Tudo isso só será válido se o ambiente for seguro. Utilize protetores de tomadas, protetores de quina ( o ideal é que os móveis tenham cantos arredondados para evitar acidentes, mas se não for possível, proteja as quinas), protetores de portas. Nada de fios de eletricidade ou cordões de cortinas baixos. Também é ideal evitar gavetas e portas que possam fechar e machucar as mãozinhas, mas se tiver, utilize protetores adequados. Para as crianças maiores, que já sabem abrir e fechar armários, mantenha apenas os itens seguros nas gavetas e prateleiras mais baixas.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page