top of page

Dicas Para o Banho do Bebê

O recém nascido perde calor com muita facilidade, por isso, o momento do banho e da troca de roupa precisa ser quentinho e ágil.

Geralmente, as enfermeiras ensinam o banho na maternidade, mas chegar em casa e fazer tudo por conta própria, sem auxílio, é outra coisa né?

A primeira dica fundamental é: NUNCA DEIXE O BEBÊ SOZINHO NO BANHO.

Para isso, é necessário deixar tudo ao alcance das mãos: sabonete, shampoo, condicionador, toalha.

A mesma regra vale para o trocador: NUNCA DEIXE O BEBÊ SOZINHO NO TROCADOR.

O ideal é deixar tudo separado antes do banho: roupinha, fralda, algodão, cotonete.

Outra dica fundamental é fechar janelas para evitar corrente de ar. O bebê não deve passar frio, o banho deve ser um momento agradável e relaxante.

ÁGUA MORNA

A temperatura da água deve ser morna. Se você se sentir mais confiantes usando um termômetro de banheira, use. Caso contrário, a temperatura pode ser testada com o cotovelo. A água não deve estar frio, nem quente demais.


EVITE PERFUMES E CHEIROS FORTES

Não utilize produtos que tenham cheiro muito forte, pois, podem irritar o olfato do bebê e até causar alergias. Também não há necessidade de usar perfumes e colônias em bebês.


LIMPE BEM AS DOBRINHAS

Axilas, pescoço, virilha e todas as dobrinhas na pele do bebê devem ser bem higienizadas.


SABONETE NEUTRO

Utilize apenas sabonete neutro indicado para bebês. Nos primeiros meses não há necessidade de usar shampoo e condicionador, você pode usar apenas o sabonete líquida da cabeça aos pés, que serve como shampoo. Com o passar do tempo, conforme surgir a necessidade, vá testando o uso de shampoo e posteriormente do condicionador.


TOALHA MACIA COM CAPUZ

Como o bebê perde calor com muita facilidade, é fundamental secar e enrolar o bebê na toalha com agilidade ao tirar do banho. As toalhas macias, de preferência com toalha fralda, são as mais indicadas para o recém nascido, pois, não irritam a pele do bebê. Já o capuz ajuda a manter o bebê aquecido e secar o cabelinho. Veja modelos de toalha com capuz aqui.


HIGIENIZE O COTO UMBILICAL

É necessário fazer a correta higienização do coto umbilical com cotonete e álcool 70% a cada troca de fralda e após o banho. Mantenha os cuidados mesmo após a queda do coto, até a total cicatrização do umbigo.


Apenas um banho por dia é suficiente para manter o bebê limpo, mas se houver necessidade de outros banhos, por exemplo, para higienizar melhor as partes íntimas após a troca de fralda, não há problema algum. Só siga os mesmos cuidados a cada banho.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page