top of page

Como Fazer um Chá Revelação

Parece que a moda do Chá Revelação veio para ficar, afinal, durante a gravidez, tudo é motivo para comemoração.

Para quem não sabe, Chá Revelação é uma festa onde os pais anunciam (e descobrem) o sexo do bebê, junto a amigos e parentes.

É um momento emocionante para os pais, pois, é uma surpresa descobrir se o novo membro da família será um menino ou uma menina, ou até mesmo descobrir o sexo de gêmeos, trigêmeos.



Quando Fazer


O Chá Revelação deve ser marcado para uma data posterior ao resultado do exame onde será descoberto o sexo do bebê.

Pode ser o exame de sexagem fetal, onde o sangue da mãe é coletado e analisado em laboratório para descobrir se existe o cromossomo Y (apenas homens possuem esse cromossomo e sua presença no sangue da mãe, indica que o bebê é um menino) ou se existe cromossomo X (ausência do cromossomo Y, indica que trata-se de uma menina). Esse exame possui 99,9% de certeza quando realizado após 8 semanas de gravidez e só é válido quando a gravidez é de um único bebê ou gêmeos univitelinos (idênticos).

Por ser um exame relativamente caro (só é realizado em clínicas particulares, o convênio não cobre), muitos pais, preferem aguardar o ultrassom para confirmar o sexo do bebê.

É possível confirmar o sexo do bebê por volta de 19 semanas de gravidez, quando o órgão sexual já está formado. Antes disso, o médico pode apenas indicar um palpite, sem qualquer precisão. É claro que para ter essa confirmação, o bebê precisa colaborar e deixar as partes íntimas visíveis para o médico.

Em qualquer um dos exames acima, os pais não podem ser informados do resultado do sexo da criança. No caso do exame de sexagem fetal, os pais devem entregar o login e senha de acesso do resultado para uma pessoa de confiança que ficará responsável por organizar os preparativos do anúncio do sexo na festa.

Já no caso do ultrassom, o médico deverá informar o sexo do bebê para uma pessoa de confiança dos pais, que de preferência, esteja acompanhando a família no exame, sem que os pais tenham conhecimento do resultado.

A graça do Chá Revelação é justamente os pais saberem se é menina ou menino junto aos convidados.



Quem Convidar


Não existem regras. Os pais podem convidar quem acharem necessário.

Pode ser uma festa íntima apenas para os avós e tios da criança. Festa para parentes próximos, para amigos, quem os pais tiverem vontade de compartilhar esse momento.


Onde Fazer


Na maioria das vezes, o Chá Revelação é realizado na casa dos pais ou de alguém próximo a família. Seja no salão de festas do condomínio ou dentro de casa, considere que o espaço deve ser adequado a quantidade de convidados. Por esse motivo, as festas de Chá Revelação costumam ser apenas para os mais íntimos.

Mas se a sua vontade é fazer uma festa grande, com muitos convidados, em um amplo espaço, vá em frente.



Como Organizar


A primeira parte é escolher uma pessoa de confiança dos futuros papais para ser a responsável por verificar o exame com o sexo do bebê ou acompanhar no ultrassom. Obviamente, essa pessoa saberá o sexo do bebê, afinal, alguém precisa planejar a descoberta. Mas os pais não devem saber o resultado, em hipótese alguma.

Elabore uma lista de convidados, agende a data e o local e envie os convites, que podem ser apenas virtuais, sem necessidade de papel impresso.

Diferente do Chá de Bebê e Chá de Fraldas, onde já se tornou tradição informar a sugestão de presente ou tamanho de fraldas, no Chá Revelação, não é comum "pedir" presentes. Os convidados só levam presente se quiserem, então, é melhor não contar com o recebimento de presentes, pois, não é intuito da festa.


Comes e Bebes


Como em qualquer festa, planeje algo para os convidados comerem. Pode ser salgadinho, sanduíche, churrasco, ou até mesmo almoço ou jantar.

Quanto as bebidas, a escolha de servir algo alcoólico fica a critério dos pais. Por ser uma festa para adultos, o comum é servir alguma bebida alcoólica como cerveja, chopp, vinho ou espumante, o que estiver mais adequado a realidade da família e convidados. Mas as bebidas não alcoólicas, como suco, água e refrigerante são indispensáveis.

Os docinhos são bem vindos e podem ajudar a compor a decoração. Também costuma-se servir um bolo, que muitas vezes, está recheado com a cor que representa o sexo do bebê.


Imagem: Pequena Mila


Decoração


A decoração do Chá Revelação costuma incluir as cores rosa e azul, pois, são as cores que representam esse tipo de comemoração, mas nada impede que os pais organizem a festa utilizando outras cores.

A mesa principal é montada metade com elementos na cor rosa e a outra metade na cor azul. Pode-se utilizar forminhas de doces, balões, flores, suportes de doces, bonecos, entre outros elementos para compor a decoração dentro das cores escolhidas.

Os docinhos dispostos na mesa dão um charme especial. Podem ser doces tradicionais em forminhas coloridas ou doces decorados.

Também pode-se utilizar as cores da festa na decoração por todo o ambiente, como em toalhas de mesa, centros de mesa, lembrancinhas, balões e arranjos.

Para qualquer decoração de festa, o céu o limite. Faça o que estiver de acordo com o seu gosto e adequado ao seu orçamento.


Imagem: Cláudia


A Revelação


Existem várias formas de anunciar o sexo do bebê. As maneiras mais comuns são no recheio do bolo ou no balão com papel picado dentro. Se o recheio for rosa, é uma menina. Já se for azul é um menino.

As mamães mais criativas planejam anunciar com fumaça ou tinta colorida, água que ao adicionar um componente químico muda de cor, entre outras opções. Faça o que sua imaginação permitir. Só pense em alguma maneira segura, que não fuja do controle na frente de todos. Por exemplo, balão de gás hélio em ambiente aberto, tem grandes chances de sair voando antes de alguém saber qual a cor que tem dentro.

Lembra da pessoa de confiança responsável por saber o sexo do bebê? É ela que vai encomendar ou preparar o anúncio. A futura mamãe pode até escolher de que forma o anúncio será feito, se será mais tradicional ou mais criativo, porém, quem vai realmente finalizar com a cor rosa ou azul, será a pessoa de confiança, sem que os pais tenham acesso a essa informação.

Apesar da torcida por um menino ou por uma menina, é importante, que os pais estejam seguros em anunciar o sexo do bebê em público, num momento em que as emoções estão exaltadas. Independente do sexo do bebê, a festa é para ser um momento de alegria para todos.

Imagem: Casar-e.com


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page