10 Itens do Enxoval do Bebê que Não São Tão Necessários


Já falamos aqui sobre os 10 Itens Fundamentais no Enxoval do Bebê, ou seja, os itens que devem ser priorizados no enxoval, pois são muito úteis para a grande maioria das famílias.


Agora vamos falar sobre os itens que não são tão necessários, ou seja, itens que nem todas as mamães utilizam. Mas não significa que são inúteis. Não vamos confundir os termos.




1. Móbile

O móbile de berço tem músicas que acalmam o bebê e alguns podem ter luzes que também ajudam o bebê a se acalmar, mas para alguns bebês, o móbile pode ter efeito contrário e manter o bebê entretido, prestando atenção nos movimentos.

Na verdade, o uso vai depender de qual é a sua necessidade e de como o bebê vai reagir ao estímulo. Manter o bebê entretido com o móbile pode ser uma boa alternativa para as mamães que precisam que o bebê fique quietinho no berço enquanto a mamãe está atarefada (sem deixar de prestar atenção no bebê).


2. Poltrona de Amamentação

A poltrona é item controverso. Enquanto algumas mamães amam a poltrona e usam todos os dias, outras não se adaptam ao seu uso.

É fato que amamentar o bebê no quarto, isolada de todos pode ser um pouco solitário, quando se tem outras pessoas na casa para interagir. Mas, pode ser uma boa alternativa para manter o bebê tranquilo, longe do barulho para relaxar e dormir.

A mamãe pode amamentar o bebê em qualquer outro lugar: cadeira, sofá, cama e até mesmo em pé (para as mais habilidosas), mas ter um local tranquilo e confortável pode ser útil para as mamadas noturnas.

Para decidir se a poltrona será útil para você, pense em como é a rotina da sua casa. Você pretende amamentar o bebê no quarto tranquilo longe do barulho ou prefere interagir com outras pessoas?


3. Almofada de Amamentação

Assim como a poltrona, a almofada de amamentação é item fundamental para algumas mamães e dispensáveis para outras.

A almofada de amamentação ajuda a manter a postura correta para a mamãe com conforto para o braço e segurança para o bebê.

Sabe aquele momento de cochilinho enquanto amamenta? (sim, isso pode acontecer, principalmente, quando a mamãe está exausta após noites em claro). O braço relaxa e se o bebê não estiver bem apoiado e seguro, pode cair no chão e se machucar.

Mas se pensarmos apenas no conforto ao amamentar, a almofada de amamentação pode ser facilmente substituída por uma almofada comum ou travesseiro. É uma questão de teste de conforto.


4. Concha para Seios

A concha para seios serve para proteger os mamilos que estão irritados ou com cortes, impedindo de manter contato com o tecido do sutiã e também para coletar o excesso de leite que vaza das mamas. Porém, seu uso é considerado controverso.

Alguns especialistas dizem que o uso das conchas pode abafar os seios e causar infecções. Existem outras alternativas mais eficientes para os mamilos com fissuras, como as rosquinhas (feitas em tecido, garantindo que o mamilo fique de fora, sem manter contato com o tecido da roupa) ou absorventes de seios para o excesso de leite.


5. Bomba Extratora

A bomba extratora de leite pode ser extremamente útil para as mamães que precisam armazenar leite materno ou extrair o excesso de leite. Mas algumas mães não tem necessidade usar a bomba extratora.

Além disso, é difícil decidir entre a bomba manual ou elétrica. Obviamente, a elétrica facilita muito a extração do leite, mas possui um valor alto.

Uma boa alternativa é alugar a bomba extratora, se houver necessidade de usar. Se a locação for pontual, o custo certamente será bem inferior ao de comprar o extrator elétrico. Também existe a possibilidade de alugar para testar e fazer um "Test Drive" para ver atende sua necessidade e aí sim, partir para o investimento de adquirir uma para você.


6. Canguru/ Sling

Seria maravilhoso poder andar por aí com o bebê no "colo" e ter as mãos livres, certo?

Mas o fato é que nem todo mundo se adapta ao uso do sling ou canguru.

Sling é um tecido que você envolve no corpo e faz a amarração (de maneira correta) para que o bebê fique bem posicionado.

Canguru é um modelo pronto, estilo uma mochila, com alças e presilhas para prender no corpo do adulto que irá carregar a criança.

Algumas famílias preferem o sling, outras o canguru. Não há certo ou errado, o modelo ideal é o que funciona para você. Mas para algumas famílias, nenhum dos dois funciona.


7. Kit de Protetor de Berço

Não é recomendado usar o kit de protetor de berço devido ao risco de sufocamento.

Nos primeiros meses, o bebê pode rolar, sem querer, em direção ao protetor de berço e ficar com o rostinho sufocado, mas ele ainda não tem habilidades para desvirar e sair dessa situação de perigo.

Algumas famílias optam por usar o protetor de berço, mesmo sabendo do risco, pois, acham que isso é lenda e que nada vai acontecer com seu filho, mas na prática, não é raro ocorrerem acidentes.

Uma alternativa é usar o kit de berço apenas como objeto decorativo, enquanto o bebê não está no berço. E REMOVER COMPLETAMENTE TODOS OS PROTETORES E ALMOFADAS QUANDO O BEBÊ ESTIVER NO BERÇO. Para isso, escolha um modelo fácil de colocar e tirar, como os rolinhos ou tranças. Evite os kits de amarrar.

Não se preocupe, o bebê não vai bater a cabeça na madeira do berço a ponto de se machucar. Ele ainda não tem força pra isso. Mas pode acontecer de ficar com bracinho ou perninha presos entre as grades. Para evitar isso, a tela respirável é uma boa alternativa, porém, não tão bonita quanto o protetor.


8. Cinta Pós Parto

Antigamente, as mulheres tinham o costume de usar a cinta pós parto e essa tradição ainda segue em muitas famílias, inclusive, acreditando que a cinta vai ajudar a barriga a "voltar ao normal".

Mas isso é mito! A cinta não ajuda a perder a barriga. A única vantagem é ajudar a dar sensação de conforto e estabilidade no tronco e abdômem, afinal, no pós parto, a mamãe fica com sensação de que está tudo solto lá dentro.

A recomendação atual é usar calcinha pós parto, com cós alto e elástico compressor. Ela trará a sensação de conforto que a mamãe precisa e não é tão desconfortável quanto o uso da cinta.


9. Camisetas Tamanho RN e P

Para os primeiros meses, o ideal é vestir o bebê com body, pois não fica subindo como a camiseta e mantém o barriguinha e costas aquecidas.

Algumas mamães gostam tanto do body que preferem usá-lo até 1 aninho ou até por mais tempo. Eles são realmente práticos.

Deixe as camisetas para quando o bebê estiver um pouquinho maior, por volta dos 3 meses (tamanho M). Elas também são úteis no calor extremo por serem mais fresquinhas e não tão fechadas quanto o body.


10. Mamadeiras e Chupetas

O fato é que nem todos os bebês mamam madeira ou chupam chupeta.

Se o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo, sem necessidade de complementar com fórmula, não usará mamadeira nos primeiros meses. A mamãe pode avaliar a necessidade de comprar a mamadeira com o passar do tempo.

Mas vale ressaltar que tanto a mamadeira quanto a chupeta podem causar confusão de bicos e levar ao desmame precoce. Avalie se realmente vale a pena dar mamadeira para um bebê que mama bem no peito. Existem outras alternativas, como copo 360º, colher dosadora ou até mesmo oferecer o leite no copinho e evitar que o bebê perceba que sugar a mamadeira é mais fácil que o seio materno.

Já a chupeta, todo mundo sabe do prejuízo que pode causar na dentição. Se optar por oferecer chupeta ao bebê, escolha um modelo ortodôntico e compre no máximo 2 unidades para testar a aceitação do bebê. Entre tantas opções de bicos disponíveis, pode ser que o bebê não se adapte justamente ao modelo escolhido e seja necessário trocar de marca.



Para algumas famílias, esses itens podem ser de extrema importância, pois, cada família tem uma necessidade diferente.


Se você percebe que algum desses itens se encaixa na sua rotina, não deixe de providenciá-lo para o enxoval do seu bebê. Mas se você tem dúvida se vai usar ou não, pode aguardar o bebê nascer para sentir qual será a sua real necessidade. Não há problema algum em comprar itens para o enxoval após o nascimento do bebê.


Está montando o enxoval do bebê? Clique e Aqui e não deixe de conferir nossos lançamentos e promoções.


#enxovaldobebe #oquenãocomprarnoenxovaldobebê #comoeconomizarnoenxovaldobebê

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo