top of page

Como Dar Banho no Recém Nascido

Um dos principais receios dos pais de primeira viagem é como dar banho no bebê, afinal, um serzinho tão frágil merece cuidados especiais, não é mesmo?


O primeiro banho em casa pode parecer uma verdadeira aventura, mas com o tempo, você vai pegando o jeito e em breve já terá um método ótimo para dar banho no bebê e se sentirá mais confiante.


Reunimos algumas dicas para tornar esse momento mais prático.


- O BEBÊ JÁ PODE TOMAR BANHO A PARTIR DO PRIMEIRO DIA DE VIDA.

Apenas um banho por dia é suficiente para mantê-lo limpinho, mas se precisar dar mais do que um banho, pode dar.


- UTILIZE ÁGUA MORNA E SABONETE NEUTRO.

A temperatura ideal da água do banho do bebê é 36º. Você pode medir a temperatura da água com um termômetro de banheira ou pode utilizar seu antebraço e cotovelo para verificar se a temperatura está adequada. Não utilize a mão, pois, a temperatura da água pode enganar.

Em relação ao sabonete, procure opções indicadas para bebês. Geralmente, elas são dermatologicamente testadas para não causar alergias e sem lágrimas, ou seja, não irritam os olhos do bebê.

Não há necessidade de usar shampoo e condicionar no bebê. Um sabonete líquido da cabeça aos pés cumpre a função e pode ser usado no corpo todo.


- PODE MOLHAR O UMBIGO NORMALMENTE

Passe o seu dedo indicador e polegar delicadamente no coto umbilical para limpar.


A pele do recém nascido é muito sensível, por isso, a toalha forrada com fralda é a mais indicada, já que garante a maciez necessária. Se tiver capuz, melhor ainda, pois, ajuda a secar e aquecer a cabeça do bebê para que ele não sinta tanto frio ao sair do banho.

Na Novo Bebê você encontra opções de toalhas para banho, que podem ser usadas no recém nascido, pois são macias. Clique e veja.


- HIGIENIZAR O UMBIGO COM ÁLCOOL 70%

Utilize um cotonete umedecido com álcool 70% e passe no sentido da base para o coto umbilical e na junção da pele com o coto. Tudo delicadamente.

O cordão umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida. Enquanto isso, é importante efetuar essa limpeza. Não se preocupe, pois o bebê não sente dor, pois, as células da região já estão mortas.


- NÃO UTILIZE CINTEIRO OU FAIXA

Não é recomendado cobrir o umbigo do bebê com nada além da roupinha que ele vai vestir. Também não utilize moedas, nem outro objeto para colocar o umbigo pra dentro. Siga sempre as recomendações do pediatra.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page