top of page

Dicas Para o Bebê Dormir Quentinho no Inverno

Os bebês perdem calor com muita facilidade, por isso, é importante mantê-los aquecidos.

Porém, é importante seguir algumas recomendações de segurança para evitar o risco de morte súbita, que está relacionada a superfície onde o bebê dorme, temperatura corporal e a posição durante o sono.




1. Ambiente

O berço deve ser posicionado longe de correntes de ar, janelas, ventiladores, aquecedores.

É importante pensar num bom posicionamento do berço, pois, o bebê não deve ser afetado com o vento direto.

Também é preciso assegurar que o berço esteja livre de quaisquer objetos que possam causar o sufocamento do bebê, como: protetores de berço, almofadas, pelúcias, edredons e cobertores muito fofos.

A superfície onde o bebê dorme deve ser plana e firme e coberta apenas com um lençol bem preso ao colchão. Observe que não haja nenhum espaço entre o colchão e as laterais do berço. Segurança é fundamental.



2. Roupas

A melhor opção para manter o bebê aquecido é usar roupas adequadas a temperatura.

Pode-se utilizar um body e uma calça por baixo do macacão para manter o bebê mais aquecido.

As extremidades do corpo costumam ficar geladas, portanto, o ideal é utilizar macacão com pezinho. Nunca deixe o bebê dormir com gorros e toucas na cabeça. Deixe esses acessórios apenas para os passeios ao ar livre.

Nos dias de muito frio, utilize macacão em tecido quentinho como soft, flanelado e plush, que são confeccionados em algodão e permitem que a pele do bebê transpire.

Caso a temperatura esteja mais amena, um macacão em malha ou suedine com o body e calça por baixo podem ser suficientes.

Evite roupas de lã, que podem causar alergia.

Preste atenção nos sinais do bebê. Se estiver suando, pode ser que esteja superaquecido e será necessário remover ou trocar alguma peça de roupa. Já os pezinhos e mãozinhas extremamente gelados podem indicar que a roupinha não está aquecendo o suficiente.

Luvinhas nas mãos, meias e sapatinhos de tricô no pé podem ajudar a manter as extremidades mais aquecidas.


3. Mantas e Cobertores

O ideal é utilizar camadas de roupas para aquecer o bebê, pois, o excesso de tecido (cobertores e mantas) dentro do berço podem causar sufocamento.

Bebês recém-nascidos não conseguem remover um tecido que esteja cobrindo seu nariz e boca. Deixe para utilizar cobertor e manta nas sonecas do dia sob a supervisão de um adulto ou nos passeios na rua.


4. Banho Quente

Um banho quentinho antes de dormir, além de relaxar, ajuda a manter o bebê aquecido.

Ligue o chuveiro e deixe vaporizar o ambiente para evitar o choque térmico no bebê.

Nos dias muito frios, vale ligar o aquecedor no banheiro para deixar a temperatura ambiente mais agradável. Falando em aquecedor....


5. Aquecededor

Os aquecedores deixam o ambiente seco e diminuem a qualidade do ar. Devem ser utilizados em conjunto com um umidificador ou uma toalha molhada ou bacia d'água no ambiente.

Sua utilização deve ser restrita. Podem ser ótimos aliados nos dias frios, mas devem ser usados com moderação para evitar problemas respiratórios.

Uma boa saída é manter o aquecer ligado no quarto por alguns minutos antes do soninho do bebê para manter a temperatura do ambiente mais agradável e desligar após o bebê pegar no sono.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page