Não deve ser novidade para você que a gestação é contada em semanas e não em meses.
A data prevista do parto (DPP) é calculada tendo como base a data da última menstruação (DUM) da mulher.
À partir da última menstruação, serão contadas 40 semanas para considerar a data de nascimento do bebê. Porém, nem todos os bebês nascem na data prevista.
O ideal é que o bebê nasça com 40 semanas de gestação, mas há casos em que o bebê nasce antes (podendo inclusive ser prematuro) e casos em que o bebê nasce depois, com até 42 semanas (considerado pós termo).
Mas o que é prematuro? A termo? Pós termo?
BEBÊ PREMATURO
Bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação.
Ou seja, se o bebê nascer até 36 semanas e 6 dias, será considerado prematuro.
Mas existe diferença na nomenclatura do bebê prematuro, que varia de prematuro extremo (quando o bebê nasce muito antes do previsto) e prematuro tardio (quando nasce próximo a data prevista do parto).
Quanto antes o bebê nascer, maior é o risco, pois, o bebê ainda não estará totalmente formado.
É fato que, atualmente, a medicina evoluiu muito e chance de um bebê prematuro sobreviver são bem superiores se comparadas há alguns anos atrás.
Mas nenhuma gestante pretende ter um bebê prematuro, não é mesmo? Cada semana de gestação representa maiores chances do bebê sobreviver.
Um prematuro tardio estará muito mais bem formado e preparado para nascer do que um prematuro extremo, que certamente precisará ficar alguns dias (ou meses) na UTI até que esteja pronto para ir par casa.
A meta é chegar a 40 semanas. Não deixe de consultar o médico e fazer os exames de pré-natal periodicamente.
BEBÊ A TERMO
O bebê que nasce entre 37 semanas e 41 semanas de gestação é considerado a termo.
Ou seja, dentro da previsão da data do parto.
Nesta fase, espera-se que o bebê já esteja completamente formado, pronto para nascer. Por isso, os riscos são menores.
BEBÊ PÓS TERMO
Após 42 semanas de gestação, o bebê é considerado pós termo.
Ou seja, após a data prevista do parto.
Nesta fase é preciso muita atenção e visitas frequentes ao obstetra e exames de pré-natal para avaliar até quando é possível aguardar o nascimento do bebê, pois, não é recomendado que ultrapasse muito além de 42 semanas. O médico deverá saber até quando aguardar o nascimento do bebê e avaliar a necessidade de induzir o parto normal ou até mesmo uma cesárea.
Justamente por não ser possível prever a data do parto, é recomendado estar com o enxoval do bebê pronto antes de 36 semanas.
Não deixe para montar o enxoval do seu bebê de última hora, confira aqui nossas ofertas e garanta o melhor para seu bebê.
Novo Bebê Mimos
Loja online de enxoval e roupinhas de bebê com envio para todo o Brasil
Compre Aqui: www.novobebe.com.br
Comments