top of page

Vale a Pena Comprar Roupinha RN?

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Se você é gestante e está montando o enxoval do bebê, certamente deve ter encontrado listas de enxoval que incluem roupinhas tamanho RN (recém nascido). Mas também já deve ter ouvido alguém falar que não vale a pena comprar esse tamanho de roupinha porque o bebê perde muito rápido.

Se você está em dúvida se compra RN ou não, esse post é pra você.

Antes de qualquer coisa, já adianto que não existe uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende de cada bebê e das preferências de cada mãe.


vale a pena comprar roupinha RN no enxoval do bebê

Credit Photo: FreePik


Indicação de Tamanho da Roupa RN


Idade: 0 a 2 meses

Peso: 2,5 kg a 5,0 Kg

Altura: 45 cm a 54 cm


As roupinhas de bebê são confeccionadas nos tamanhos RN, P, M, G e GG. Leia esse outro post com indicação de tamanho de roupinhas.

Bebês que nascem dentro da média (por volta de 3Kg e 48cm) usam o tamanho RN tranquilamente por pelo menos 1 mês.

A roupinha RN vai ser um pouco grande para bebês que nascem com medidas um pouco mais baixas que a média, mas ainda sim, é o tamanho de roupinha mais indicado, pois, menor do RN seria apenas o tamanho Prematuro, que não é tão fácil de encontrar, possui bem menos opções e na realidade são indicados somente para prematuros mesmo.

Já os bebês que nascem grande ( acima de 4Kg e 53cm) vão usar o tamanho RN por pouquíssimo tempo. E se a confecção for pequena (infelizmente, não temos um padrão de tamanhos para roupas no Brasil) talvez o bebê nem sequer consiga usar essa numeração e já saia da maternidade usando tamanho P.


Como Saber se o Bebê Vai Nascer Grande


Durante o pré-natal, a mãe já tem indícios se o bebê está acima da média para a idade gestacional. Os médicos costumam comentar. Portanto, se esse for o seu caso, provavelmente, seu bebê não usará RN ou usará por poucos dias.

Mas existem muitas variáveis, como por exemplo, um parto prematuro ou até mesmo algum erro no cálculo das medidas do bebê, pois, o ultrassom não é 100% preciso.

Porém, se o seu caso for o oposto e você já sabe que o bebê é pequeno para a idade gestacional ou está dentro da média, pode ter certeza que o bebê usará RN por algumas semanas.


Roupinha RN perde Rápido


Bebês perdem rápido qualquer roupinha, de qualquer tamanho. Porém, é comum que o desenvolvimento do bebê durante os primeiros meses seja muito significativo, o que faz com a roupinha RN seja considerada como uma roupinha que o bebê perde rapidamente.

Isso vai acontecer também com os outros tamanhos, principalmente, para bebês que ganham peso muito rápido.

Em média, os bebês usam determinada numeração por cerca de 3 meses, mas o tamanho RN geralmente serve até o bebê completar 1 ou 2 meses de vida.


Roupa Grande x Roupa Certinha


Outro fator a levar em consideração é se a mãe gosta de usar roupinhas que fiquem certinhas no bebê ou se não se importa em usar roupas maiores, que talvez tenha que dobrar punhos e barras.

Aqui no Brasil, por costume, a maioria das mães preferem comprar roupas maiores para os filhos. Talvez pelos valores elevados dos produtos, afim de utilizar pelo maior tempo possível. Se esse é o seu caso, talvez não seja adequado investir no tamanho RN.

Mas tem mãe que não gosta de roupa grande, pois, não veste bem o bebê e é necessário dobrar a manguinha para tentar ajustar. Se esse é o seu caso, invista no tamanho RN.

Com muitos anos de experiência em contato com mães em venda de enxoval, nossa indicação é: invista em pelo menos algumas peças RN, pois, a maioria dos bebês usam essa numeração por pelo menos 1 mês.

Afinal, esse será um período em que amigos e familiares irão conhecer o novo membro da família e talvez você queira apresentá-lo bem vestido com roupas adequadas ao seu tamanho.

Só não vale a pena comprar roupinha RN se o bebê for considerado grande/acima da média durante o pré-natal.


ONDE COMPRAR?


Loja de Bebê - Novo Bebê Mimos Online


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page