top of page

Quando Fazer Chá de Bebê?

Atualizado: 28 de set. de 2018

Uma das perguntas que a gestante mais ouve é: Vai Fazer Chá de Bebê?

Algumas mães já sabem que querem fazer um chá de bebê, mas outras ficam em dúvida se vale a pena ou não.

O Chá de Bebê é uma comemoração que antecede a chegada do bebê. A intenção é reunir família e amigos e claro, ganhar presentes, afim de receber uma "ajudinha" para montar o enxoval ou um estoque de fraldas descartáveis.


Imagem: Created by Freepik

Escolha a Data e o Local


O momento ideal para o Chá de Bebê é no sétimo mês de gestação. Nesse período, a mãe ainda não está tão cansada como na reta final da gravidez e pode aproveitar melhor a festa.

Não é interessante marcar para as últimas semanas de gravidez, pois, existe o risco do bebê antecipar e nascer antes da comemoração.

O Chá de Bebê pode ser comemorado em casa, no salão do prédio ou na casa de algum amigo/parente. Atualmente, algumas mães têm optado por celebrar a ocasião em casas de festas ou restaurantes/bares que possuam algum espaço reservado para grupos pequenos.


Lista de Presentes


É melhor pedir fraldas ou itens que complementam o enxoval do bebê? Fica a seu critério.

O mais comum é pedir itens de enxoval, como roupinhas, mantas, mamadeiras, entre outros.

Algumas lojas disponibilizam listas de presente, onde a futura mamãe escolhe exatamente qual item deseja ganhar. É uma boa alternativa para quem tem receio de ganhar itens repetidos ou que não tenham nada a ver com seu estilo.

O Chá de Fraldas vem ganhando cada vez mais espaço. Nesse tipo de comemoração, a mãe pede apenas fraldas descartáveis. Algumas mães também sugerem algum item de higiene adicional além da fralda, como lenço umedecido e pomada para assaduras.

O tipo de produto e a forma como será feita a sugestão do presente é uma escolha pessoal de cada mãe e deve estar dentro da realidade de seus convidados.

Se você foi convidada para um Chá de Bebê e não recebeu nenhuma sugestão de presente, clique aqui e confira as opções exclusivas da nossa loja.


Comes e Bebes


O melhor horário para fazer o chá de bebê é a tarde. Por isso, o ideal é servir um brunch, que pode conter lanchinhos (diversos pães com frios e patês) e salgadinhos.

O cardápio de bebidas deve incluir água, refrigerante e suco. Outras opções ficam a critério de cada gestante. Pode incluir bebidas alcoólicas como cerveja, espumante ou outros drinks.

Também é elegante servir chá e café, principalmente, se o cardápio for voltado a lanchinhos e chá da tarde.

Não é essencial ter um bolo, mas é interessante ter alguma opção de docinho ou sobremesa. Geralmente, os docinhos fazem parte da decoração e a tendência é docinhos decorados e personalizados.


Chá de Bebê Nuvem (imagem Beau Coup)

Decoração


Pode ser uma decoração simples para uma festa mais informal, feita em casa e até com um ar de "hand made" (feito a mão). Ou uma decoração mega sofisticada se você dispor de uma verba maior para o evento.

Escolha um tema, cor ou elemento que lhe agrade. Pode usar algumas roupinhas do bebê para decorar, bexigas ou flores, que dão um toque mais sofisticado. Ursinhos de pelúcia e brinquedos também ajudam a tematizar a festa e deixam com cara de festa infantil.

Os docinhos decorados, forminhas coloridas e tags complementam a decoração.


Brincadeiras


O mais tradicional é a futura mamãe tentar adivinhar o que é o presente e quem deu. Se errar, paga uma prenda (ou mico). Mas atualmente, existem outras opções de brincadeiras como bingo, batata quente com fralda suja, adivinhar nomes de itens do enxoval do bebê, adivinhar e explicar os cuidados com o recém-nascido e adivinhar o tamanho da barriga da mamãe com a ajuda de um barbante.

O importante é que as brincadeiras respeitem a mamãe e os convidados. Não vale forçar ninguém a participar de uma brincadeira que não lhe agrade. Se você estiver organizando o Chá de Bebê de uma amiga ou parente, leve em consideração os gostos e costume dessa mãe para escolher as brincadeiras sem lhe ofender.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page