top of page

Sono da Gestante

É muito comum ouvir durante a gravidez, o velho conselho "Aproveite para dormir agora, porque depois....".

Porém, no terceiro trimestre de gravidez, o sono já pode ser bem complicado. A barriga está pesada, as costas doem, o inchaço incomoda, as diversas idas ao banheiro durante a madrugada, a azia pode complicar, e dessa forma, é muito difícil encontrar uma boa posição para dormir.

Cerca de 78% das gestantes apresentam insônia ou outros problemas de sono durante a gravidez. Ou seja, ter uma boa noite de sono é raridade nessa fase.

O fato é que o sono é um santo remédio, e a privação dele pode provocar sérios problemas. Portanto, é fundamental buscar alternativas para dormir bem.



People photo created by bearfotos - www.freepik.com



Dicas para Dormir Bem


- Faça Refeições Leves Antes de Dormir

A digestão consome muita energia de nosso corpo. Faça refeições leves a noite e termine de jantar pelo menos 2 horas antes de deitar para garantir que seu corpo já terá feito digestão.


- Ingira Menos Líquidos Antes de Dormir

É super importante se manter hidratada durante a gravidez, mas prefira beber muita água durante o dia e evite beber tanto líquido antes de dormir. Assim, é possível reduzir um pouco as diversas idas noturnas ao banheiro. Sempre esvazie a bexiga antes de deitar, isso garante algumas horinhas de sono a mais.


- Desacelere pelo menos 1 hora antes de dormir

Crie uma rotina de relaxar, diminuir a luminosidade e o som do ambiente ajudam muito. Um banho quente ou um chá também podem ser ótimos aliados. O mais importante é não fazer atividades que te deixem "ligada".


- Massagem e Ioga

Peça para o parceiro fazer uma massagem relaxante para tirar toda a tensão do dia. Fazer massagem ou ioga durante o dia também ajudam a ficar mais relaxada ao longo do dia (e da noite).


- Temperatura Ideal

Se passar muito frio ou calor durante a noite, certamente não conseguirá dormir bem. Por isso, é importante que o quarto esteja na temperatura ideal de acordo com o tempo do dia.


- Travesseiros e Almofadas

Utilize um travesseiro adequado e confortável. Dormir abraçada a almofadas também ajuda a manter a postura e aliviar o peso da barriga e dor nas costas.


- Desligue a TV e Aparelhos Eletrônicos

Desligar a TV pelo menos 2 horas antes de dormir e não ficar no celular ajudam a mente a relaxar. A luz azul das telas estimula nosso cérebro a se manter em alerta e em atividade.


- Coloque uma Música

A música tem o poder de mudar nossos sentimentos. Portanto, uma música calma pode ajudar a mente a entrar em sintonia no relaxamento.


- Evite Dormir de Costas e de Bruços

Dormir de bruços já é praticamente impossível quando a barriga começa a crescer. Dormir de costas comprime o diafragma, pois, o peso do bebê e da placenta pressionam o abdomen da mãe e pode inclusive dificultar a respiração. A melhor posição para dormir é de lado, preferencialmente do lado esquerdo, que favorece e a digestão e a circulação.


Seguir essas dicas ou pelo menos algumas delas, deve garantir melhores noites de sono enquanto aguarda a chegada do bebê.

Aproveite e já deixe tudo pronto para a chegada do bebê e evite preocupações que podem tirar o sono nas últimas semanas. Confira opções de Enxoval do Bebê Aqui.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page