top of page

A Importância de Deitar o Bebê de Bruços

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre a importância ou até mesmo já ter visto, bebês deitados de bruços. Mas por que é tão importante? Qual o objetivo?

Primeiro, vamos diferenciar deitar o bebê de bruços dormindo e acordado.

Não é recomendado colocar o bebê para dormir de bruços. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o bebê durma sempre de barriga para cima para evitar o risco de morte súbita.

Portanto, nesse artigo, estamos falando da importância de deitar o bebê de bruços quando estiver ACORDADO. O bebê sempre deve estar em alerta e sob a supervisão de um adulto.



Benefícios

  • Ajuda a Prevenir o Achatamento da Cabeça

Como os bebês devem dormir de barriga pra cima, não são raros os casos em que a cabeça do bebê fique levemente achatada. Colocar o bebê de bruços por algum tempo durante o dia, ajuda a evitar o achatamento.


  • Fortalece o Pescoço, Braços e Mãos

O bebê precisa fazer bastante esforço para manter a cabeça erguida quando está de bruços. Isso ajuda a fortalecer a musculatura do pescoço, braços e mãos. Esse fortalecimento é extremamente importante e é um passo inicial para que o bebê comece e engatinhar e sentar sozinho.


  • Alinha a Coluna, Costas e Quadril

Assim como fortalece a musculatura, também ajuda a alinhar a coluna, costas e quadril. Reforçando a importância desse movimento para que o bebê construir a força necessária para sentar, rolar, engatinhar e andar.


  • Melhora o Controle da Cabeça

É importante que o bebê tenha controle dos movimentos da sua cabeça. O fortalecimento, o alinhamento e o controle ocorrem juntos. Logo, o bebê passará a sentar sozinho com firmeza, para que possa comer papinhas.


Como e Quando Começar


É possível começar a colocar o bebê de bruços por volta de primeiro mês de idade. Quando estiver com o bebê no colo, incline seu tronco um pouco para trás e deite o bebê encostando a barriguinha dele no seu peito. O seu corpo trará a segurança e a estrutura necessária para que o bebê mantenha-se apoiado. Faça isso por cerca de 3 a 5 minutos, de 2 a 3 vezes por dia, todos os dias.

A partir dos 2 meses é possível deitar o bebê em superfícies rígidas, como o chão, cama ou sofá (desde que não seja muito mole).

Para deitar o bebê no chão, forre com uma toalha, edredom ou tapete de atividades. É importante que seja uma superfície limpa.

Coloque brinquedinhos para que a criança possa se entreter e tentar pegá-los, assim, trabalhará ainda mais o fortalecimento muscular.

Comece com 5 minutos, de 2 a 3 vezes por dia, e vá aumentando o tempo gradativamente. Se perceber que o bebê está incomodado, volta a posição normal no colo e deixe ele descansar e tente novamente em outro momento.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page