top of page

O Que Não Dizer a Uma Gestante

É comum as pessoas fazerem comentários e darem conselhos a gestante, porém, deve-se evitar fazer comentários grosseiros ou que possam deixar a futura mamãe insegura e chateada.

Certos comentários nada acrescentam a vida da gestante e por mais que pareçam inofensivos, lembre-se que a gestante está passando por uma nova fase, cheia de inseguranças e picos emocionais.



Relacionamos abaixo os comentários que devem ser completamente evitados:


- Vai nascer a cara do pai!

A maioria das mamães gosta de ficar imaginando como será o rostinho do bebê, pensando se será parecido com ela ou com o pai, mas esse tipo de comentário, não tem nada a acrescentar.


- Nossa, como você engordou!

Algumas mulheres engordam mais do que outras durante a gravidez e é muito desagradável ouvir sobre o excesso de peso. Deixe para o médico, o controle de peso da futura mamãe.


- Gravidez não é doença!

Não é mesmo, mas pra que dizer isso a ela? Gestantes podem se sentir indispostas, com sono, enjôo, dor nas costas, enfim, são diversos incômodos que podem fazer com que ela não esteja disposta no momento.


- Você está comendo por dois?

Assim como o comentário do ganho de peso, deixe para o médico fazer o controle de peso da gestante.


- Você não vai conseguir parto normal.

Por que não? Tantas mulheres conseguem. Se a gestante quer ter parto normal, pode e deve tentar.


- É melhor fazer cesárea.

Assim como o comentário anterior, é uma decisão da mãe e do médico que a acompanha. Deve-se respeitar a escolha de cada um.


- Que nome estranho.

Se não gostou do nome do bebê, abstenha-se de fazer qualquer comentário. Deseje saúde ao bebê e pronto. Se os pais escolheram esse nome é porque gostam e isso basta.


- Grávida de novo? Que corajosa!

Somente os pais sabem se tem condições para ter mais um filho, seja condição física, financeira ou emocional.


- Acho que você não vai ter leite.

Por que não? Não importa o tamanho dos seios, o corpo da mulher pode perfeitamente produzir leite em abundância. É a conexão mamãe-bebê que garante o sucesso da amamentação.


- Aproveita pra dormir agora.

No terceiro trimestre da gravidez já fica difícil encontrar posição pra dormir. A barriga pesa, as costas doem, enfim, a futura mamãe provavelmente já não está dormindo bem. Além disso, de nada adianta "aproveitar" para dormir agora, pois, o corpo não faz estoque de sono.


Evite qualquer tipo de comentário que possa deixar a futura mamãe insegura. Nessa fase, a gestante precisa de apoio e acolhimento. Diga somente frases de incentivo e que sejam realmente relevantes.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page