top of page

Tipos de Parto


Uma dúvida que passa pela cabeça de muitas mães é: qual o melhor tipo de parto?

O melhor tipo de parto é o que for mais seguro para a mamãe e o bebê. Isso deve ser definido junto ao obstetra que acompanhou a futura mamãe durante o pré-natal e que sabe das particularidades de cada gestante e bebê.

Quando a gravidez ocorre tranquilamente, o parto normal é sempre o mais indicado. Em alguns casos de emergência, a cesárea poderá ser a mais indicada. Mas ainda existem algumas outras variações de parto.




Parto Normal

No parto normal, também conhecido como parto vaginal, o bebê nasce no tempo correto, quando a gestante entra em trabalho de parto.

Pode ser utilizada anestesia ou ocitocina (hormônio que estimula o parto) ou até mesmo ser feito o corte do períneo, conhecido como episotomia.

A grande vantagem desse tipo de parto é a rápida recuperação da mamãe e o contato imediato entre mãe e bebê logo após dar a luz. Além disso, possui baixo risco de infecções e também auxilia na respiração do bebê devido a compressão do tórax da criança ao passar pelo canal vaginal.


Parto Natural

É o parto onde não são realizadas intervenções com medicamentos, anestesia ou corte no períneo.

É uma variação do parto normal, porém, de forma que o bebê venha ao mundo da maneira mais natural possível.

Pode ser realizado em casa ou no hospital e requer o acompanhamento de um profissional de saúde.


Parto Humanizado

"Humanizar o parto é um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê". (OMS, 2000)

É o direito da mulher escolher o local do nascimento do bebê, ter a presença de um acompanhante, ter suas opiniões respeitadas que garantam seu bem estar físico e emocional.

O parto humanizado envolve condutas delicadas e não agressivas. O bebê tem contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, o ambiente é acolhedor e com iluminação e temperatura adequadas ao bebê.

Muitas pessoas acham que o parto humanizado só é possível no parto normal. Mas a cesárea também pode ser humanizada ao permitir que a mãe tenha um dos braços livre da guia venosa para que possa abraçar o bebê, música e iluminação adequadas para o nascimento, o contato do bebê com a mãe antes de ser limpo e examinado são alguns exemplos de uma cesárea humanizada.


Cesárea

É um parto cirúrgico, obrigatoriamente, com anestesia, onde é feito um corte abaixo do umbigo e acima da vagina.

Após o nascimento, a cirurgia é finalizada na mãe, que segue para a sala de recuperação. Enquanto isso, o bebê permanece na sala de pediatria neonatal para observação.

A recuperação é mais lenta e envolve a cicatrização do corte, que pode provocar desconforto por alguns dias. Além disso, possui os riscos inerente a uma cirurgia como, infecções e hemorragias.

Apesar dos riscos, é o método eficaz quando pode ocorrer alguma complicação no parto. O médico deve avaliar qual o maior risco no momento.


Parto a Fórceps

É um parto vaginal que utiliza um instrumento para a retirada do bebê, quando a mãe não consegue fazer forças para a descida ao canal vaginal.

Devido aos riscos da mãe sofrer distensões vaginais, uterinas, perineais e no esfíncter anal, o fórceps é utilizado apenas quando necessário em momentos de complicação do parto na saída do bebê.


Parto na Água

É um parto vaginal em que o bebê nasce na água.

A mãe se mantém dentro de uma piscina ou banheira com água a temperatura de 36º, o que pode trazer certo conforto e alívio as dores do parto.

Independente, de ser em casa, deve ser acompanhado por médicos.

Em geral, o parto na água é um parto humanizado.


Parto de Cócoras

É um parto vaginal, numa posição que garante mais conforto para algumas mulheres.

Existe uma cadeira especial para esse tipo de parto que facilita tanto para a mamãe quanto para o obstetra.

A recuperação é rápida, assim como no parto normal.


Nota

É importante que a gestante conheça os riscos de um parto em casa e converse com o médico a respeito. Podem ocorrer complicações na hora do parto, que exigem outro método para o nascimento do bebê.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page